Introdução:
Esta publicação escolar online pretende-se um projeto, sempre em construção, no âmbito dos conteúdos programáticos transversais das disciplinas de Cidadania, Inglês, Filosofia e História da Cultura e das Artes dos 10º, 11º e 12º anos.
A Biblioteca funciona como polo dinamizador e organizativo deste projeto.
A atividade tem em vista proporcionar, aos seus participantes e leitores, competências para a avaliação crítica de questões do mundo atual que levantam problemas de natureza ética, individual e social, que nos obrigam a fazer escolhas e, como tal, a formar opiniões.
Interessa colaborar de forma livre, responsável, autónoma e solidária e, por isso, o seu núcleo fundador aprova que o desenvolvimento deste projeto respeite os seguintes princípios:
a) Liberdade de expressão e consequente responsabilização dos autores pelas suas produções.
b) Distanciamento emocional na avaliação de questões polémicas.
c) Justificação das opiniões expressas.
d) Rigor nas pesquisas.
e) Partilha de saberes e experiências.
f) Defesa dos Direitos Humanos tal como vêm expressos na Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Funcionamento:
No que respeita ao funcionamento interno do núcleo desta publicação, considera-se que devem ser implementadas as seguintes práticas:
a) Democraticidade e polivalência na seleção e organização dos conteúdos.
b) Liberdade de participação nas tarefas organizativas.
c) A aprendizagem partilhada de todas as tarefas como digitar os artigos, selecionar e seriar os materiais a publicar, criar o design das páginas e concretizar a publicação on line.
d) A revisão dos materiais a publicar compete ao professor que os motivou, em conjunto com o aluno/autor. No caso de o texto ser da livre iniciativa do aluno essa revisão compete a um professor solicitado para o efeito pelo criador do artigo.
e) A revisão dos materiais a publicar deve respeitar a intenção e o estilo da expressão verbal do autor, corrigindo apenas a estrutura gramatical.
Disposições:
Artgº 1º
A finalidade específica deste núcleo é a edição de uma publicação escolar online.
Artgº 2º
A publicação está aberta à participação de todos os membros da comunidade escolar bem como à eventual colaboração de elementos da comunidade extra-escolar.
Artgº 3º
O núcleo da publicação é composto por alunos e professores que voluntariamente se disponibilizem para tarefas de caráter organizativo e de preparação da edição dos sucessivos momentos da publicação.
Artgº 4º
O núcleo dinamizador é constituído pelos professores das disciplinas acima referidas e por três alunos de cada uma das turmas do ensino secundário, sendo esta participação rotativa.
Artgº 5º
Os elementos do núcleo têm direito à iniciativa própria na reformulação das regras de funcionamento do mesmo.
Linha editorial:
Pretendemos ser um meio de expressão crítica de ideias e vivências e contribuir para o fortalecimento dos canais de comunicação entre as várias áreas do saber.
Queremos suscitar o debate em torno de questões que nos preocupam e acreditamos na utilidade do confronto de opiniões para o desenvolvimento pessoal e social de cada indivíduo, exercitando a abertura de espírito, a tolerância e o respeito pela diferença.
Temos por objetivo testar formas emocionalmente distanciadas de interpretar a realidade que nos rodeia e acreditamos nas virtudes da reflexão metódica para melhorarmos a capacidade de análise dos acontecimentos que nos envolvem.
Visamos exercitar a capacidade de intervenção e de produção em equipa e desenvolver atitudes de iniciativa e de adaptação à mudança.
Tencionamos utilizar a língua portuguesa com fluência e correção gramatical e adquirir e integrar adequadamente vocabulário específico das diferentes áreas do saber.
Pensamos que recorrer a inquéritos e entrevistas pode fazer crescer o gosto pela pesquisa, difundir estudos e opiniões pode fortalecer crenças informadas e discutir o conteúdo dos artigos publicados e a publicar pode fazer crescer o gosto pela pesquisa.
Consideramos que as participações expressas graficamente e musicalmente têm, neste projeto, a mesma relevância que as verbais.